Abolindo mocinhos e bandidos: o professor, o ensinar e o aprender

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Sinopse

Não há inocentes, não há culpados; não há mocinhos, não há bandidos. A presente obra procura mostrar que, na análise problemas de ensino, é preciso ultrapassar fórmulas e dicotomias usuais. Quando se busca romper com visões tradicionais que o aluno é o “locus” e a origem dos problemas, é uma armadilha apontar o professor o foco da questão. As autoras procura demonstrar o equívoco existente na ideia de que, não sendo o aluno culpado, cabe então ao professor a responsabilidade pelo fracasso da escola. O professor reconhece os limites e as fragilidades do sistema de ensino. Mostra-se bastante insatisfeito. Em seu discurso, fala do que considera desejável. Na prática, realiza o que vê como possível. Não se trata de uma dicotomia entre o dizer e o fazer, mas de uma oposição entre a realidade e o que se idealiza. Para ele, a prática é apenas o possível no contexto e na estrutura do ensino atual. O discurso traduz a sua insatisfação quando discorre sobre como gostaria que tudo fosse.

Discriminação

Brochura, 272 pp, form. 12x18x1,5cm. Exemplar não lido (Novo). Cód. 8741B290EDUPed

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Referência: B290-8741 Categoria: Tag:
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